Calendário  

   

Boas Vindas Caminheiros

Detalhes

 

Este é o espaço dedicado aos Caminheiros (os do lenço Vermelho)!!!

Aqui poderás ficar a conhecer um pouco sobre esta seção, o que os move, as suas atividades…

 Vamos lá descobrir...

  

 

 

 

 


Entretanto teremos mais novidades

 


 ULTIMAS DO CLÃ

No passado dia 24 de Março o Clã passou a contar com mais um elemento investido ... O Caminheiro José Miguel Neves fez a sua promessa nos Castelos em Ourém.

 Vê as fotos na galeria.

 

Continuar... Boas Vindas Caminheiros

Actividades Caminheiros

Detalhes

Destacamos aqui algumas das principais

atividades de Clã tem vindo a realizar:

 

    

 


 ANO 2013/2014

 

Dezembro 2013 – Sonhar Alto (127 Horas - Parte I) - Reguengo do Fetal

Sob o tema "Sonhar Alto" e tendo como inspiração o Filme "127 Horas" que irá servir de mote para este ano, o Clã foi até Reguengo do Fetal, dar a conhecer aos novos caminheiros, a mística, simbologia, PPV, "Homem Novo".

Tendo em vista a preparação da grande atividade do ano, tiveram ainda oportunidade ter um atelier de montagem de rappel e de realizar uma descida vertical em parede de rocha. 

Podes ver entretanto algumas da nossas fotos na Galeria.


ANO 2012/2013

Agosto 2013 – ACAREG (Batalha) - "Em Nome do Reino"

 

Reunidos com mais de 2000 escuteiros da região de Leiria, durante 5 dias, o clã viveu a derradeira batalha contra os Castilhanos. A grande Familia Albuquerque constituída pelos agrupamentos de Caxarias, Olival, Misericórdias, S. Simão de Litém e Memoria) foi uma verdadeira vencedora. Os Caminheiros de Caxarias tiveram a oportunidade de durante estes dias conviver intimamente, em clã, com os restantes caminheiros dos vários agrupamentos da Família.   

 

Julho 2013 – Castelo de Bode

 

Construir uma jangada e utiliza-la para chegar até uma ilha da barragem de Castelo de Bode, e ali pernoitar era o grande desafio para o clã.

Com mais ou menos dificuldades, o desafio foi superado ... proporcionando bons momentos de diversão, mas também de aprendizagem, coordenação e entreajuda. 

 

Março 2013 – Atividade de Serviço (Lar S. MIguel Caxarias)

Durante 2 tardes o clã realizou varias atividades lúdicas, proporcionando à comunidade idosa alguns momentos diferentes e divertidos, procurando estimular mobilidade e a auto estima. Para o Clã foi uma experiência pessoal muito enriquecedora.

 

Dezembro 2012 – Acantonamento Fig. Foz

Figueira da Foz foi o destino para o Clã viver mais uma aventura. Tendo como herói São Nuno de Santa Maria e a defesa do reino, o clã foi até a Figueira da Foz conhecer aliados (escuteiros marítimos) para as batalhas que se avizinham contra os castelhanos.

  


 ANO 2011/2012

Agosto 2012 – “In to the Wild” - 3 – Geres

Para a vivência da ultima Aventura de “in to the Wild”, o Clã não poderia escolher melhor local que o Gerês.

Um raid com de cerca de 50km pela Serra do Gerês permitiu conhecer recantos admiráveis desta fantástica serra.

Entreajuda e boa disposição foi uma constante desta atividade permitindo superar a dureza e o cansaço da caminhada.

A atividade de canyoning, foi a “cereja no topo do bolo” na qual os Caminheiros puderam desfrutar do rio utilizando as diversas técnicas canyoning para descer os 3 km de rio.

  

Abril 2012 – “In to the Wild” - 2 – Drave

O regresso a Drave há muito que estava a ser pensado. Este foi o destino escolhido para a segunda aventura do clã em “in to the Wild”. Natureza, serviço, partilha e caminheirimo, tudo isso se pode encontrar na BNIV.

A chuva nossa companheira, não nos impediu de realizar as nossas atividades.

 

Dezembro 2012 – “In to the Wild” - 1” – Sintra

Escolhido que foi o Filme “In to the Wild” para inspiração para este ano escutista, o Clã escolheu Sintra para a sua primeira incursão pela natureza. Raid pela a Serra de Sintra e a realização de uma atividade de rappel foram as principais atividades realizadas. Partilha, descoberta do caminheirismo, não podiam faltar  

 

 


ANO 2010/2011

Agosto 2011 – Fátima-Santiago-Lurdes e Pirenéus

Mais uma vez o clã empenhou-se numa grande aventura: unir os três maiores santuários da europa (Fátima, Santiago de Compostela e Lurdes).

Perceber o que os une e o que os separa e como é vivida a fé em cada um deles eram os principais objetivos.

No regresso a passagem pelos Pirenéus e a realização de atividades em montanha, foi um bom desafio ao grupo que escalou ao monte “Le Taillon” com uma altitude de 3144 mts, assim como visitar as cascatas mais altas da europa com 422 mts.

O convívio e a interajuda marcou os 6 dias desta atividade, com muitas horas passadas em viagem numa carrinha de 9 lugares completamente cheia.  

 

 

 

 

Fevereiro 2011 – Acantonamento BP – Cruz da Areia

Embora sendo uma atividade de curta duração, já que um dos dias seria ocupado com a participação na atividade Regional de comemoração do Dia de BP, ainda assim foi possível efetuar um autodiagnostico para a implementação do novo sistema de progresso.

 

Novembro 2010 – Acantonamento Lousã

 

Atividade reencontro e preparação da Caminha de Clã, definindo-se objetivos e acertando ideias para o novo Ano escutista

 

 


ANO 2009/2010

Junho 2010 – Jangadas no Nabão

Colocar á prova a alguma destreza física, foi o mote para esta atividade, durante a qual, os participantes percorreram cerca de 30Km em BTT, realizaram uma jangada para descerem 6 Km do Rio Nabão vindo a pernoitando na Senhora das Lapas.

 

Novembro 2009 – Acantonamento São Martinho do Porto

Atividade de avaliação e integração de novos elementos no clã e na mística da secção.

  


ANO 2008/2009

Setembro 2009 – Projeto “Sentir Guiné Bissau”

Esta foi sem dúvida a atividade mais ambiciosa, enriquecedora e trabalhosa, que o clã alguma vez realizou.

Tida como como exemplo e referência no CNE, muito haveria a dizer desta atividade.

Durante um ano, 12 caminheiros propuseram-se idealizar, organizar e concretizar uma atividade de Ajuda e Voluntariado para a Guiné Bissau. Tendo sido possível juntar bens e donativos no valor de cerca de 100 mil Euros, levar esses bens por contentor marítimo até Guine-Bissau e entrega-los “em mãos” às instituições locais com as quais estávamos a cooperar.

Durante 2 semanas, os 12 elementos do clã estiveram nas missões Franciscanas de Cumura e Cachungo (Guiné Bissau) a fazer voluntariado, reparando infraestruturas, dando formação, ajudando no tratamento de doentes, distribuição de mantimentos, etc. 

Esta atividade foi possível graças ao envolvimento do Agrupamento e toda a comunidade local

Desta atividade resultou um livro que se encontra disponível na área de donwload deste site

 

 

 

 

 

Videos:

       http://www.youtube.com/watch?v=nrpemYjivbE

      http://www.youtube.com/watch?v=H7U0gAHpTAs

Fotografias

  

 

 

 

 

 

Dezembro 2008 – Caminhos2008 (Castelo Branco)

5 Caminheiros do Nosso clã não puderam deixar de participar nesta edição do Caminhos que os levou numa aventura de partilha e descoberta até à Beira Interior.

 

Dezembro 2008 – Acantonamento Dornes

 

Atividade de integração de novos elementos no Clã e no caminheirismo. Descobrir a mística e a simbologia desta secção.

 

 


ANO 2007/2008

Setembro 2008 – Kandesteg – Suíça

Integrados numa atividade organizada pela III seção, o Clã também marcou presença numa extraordinária atividade que nos levou até ao Cento Escutista Internacional de Kandesteg.

 

Março 2008 – Drave

Depois a primeira passagem por Drave em 2006, ficou o desejo de todos de voltar e mostrar aos recém-chegados a BNIV. A emoção voltou aos nossos corações ao descobrir e redescobrir este local. Pena não estar um pouco mais calor para um mergulho numa das muitas cascatas.

 

Dezembro 2007 – Caminhos2007 (Marvão)

4 Caminheiros do Nosso clã marcaram presença nesta que é a atividade Regional por excelência dedicada aos caminheiros.

 

Novembro 2007 – Acampamento Figueira da Foz

 

Atividade de conhecimento pessoal de definição de objetivos para o Clã, surgindo aqui a ideia de conduzir a realização de uma das mais ambiciosas atividades de clã.



ANO 2004/2005

Dezembro 2004 - Acantonamento em Dornes

 

Sob o tema “ Á descoberta do Caminheirismo”, permitiu um aprofundamento do espirito e da mística do Caminheirismo.

 



ANO 2003/2004

 

Setembro 2004 – Peregrinação a Santiago de Compostela 

Esta foi sem dúvida a atividade de 2004, que marcou aqueles que tiveram e puderam participar... Foram cerca de 67 km a pé (saída de Pontevedra) que mostraram o que é ser peregrino e caminheiro. Os locais por onde passamos são deslumbrantes, os galegos verdadeiramente simpáticos. Um enriquecimento pessoal muito grande...

 

Dezembro 2003 – Acantonamento nos Castelos de Ourém

Esta atividade marca o inicio das actividades do Clã propriamente dito, com a participação dos caminheiros que se encontram integrados nas equipas de animação das várias seções.

Saíram fortalecidas as relações interpessoais dos elementos do Clã, bem como foi possível traçar objetivos e projetos para o Ano escutista.

Organização, Mistica e Simbologia

Detalhes

 Organização

 

Unidade: Clã

Escalão Etário: dos 18 aos 22 anos

Local onde se reúnem: Albergue

Cor da secção: Vermelho e branco

Principal atividade: Caminhar

Patrono de secção: São Paulo

Organização: Equipas de 5 a 8 elementos

Dos 18 anos até aos 22, os jovens encontram-se numa encruzilhada: a esperança e o desejo de encontrar um lugar no mundo dos adultos vem chocar com a angústia e o medo de não o conseguir.

É a idade das grandes opções. Através da autonomia progressiva em relação ao grupo, da aceitação de responsabilidades para com os outros, o Escutismo propõe-lhes uma verdadeira "partida" para uma vida construtiva e livre na sociedade dos Homens.

 

 


Mistica

A mística da IV secção está associada ao ideal de "fazer caminho".

Um caminho, com rumo certo para o "Homem Novo" e que assenta em valores muito concretos. Fazer caminho e não apenas, seguir caminho, é tão importante quanto o facto de não sermos todos iguais. Cada um vai tirando o melhor partido desta aprendizagem, introduzindo á sua medida, os valores propostos. Este caminho é individual mas não solitário.

O caminheirismo é uma fraternidade do ar livre e do serviço, o resto vem naturalmente na vivência articulada dos valores em 4 dimensões (etapas de Progresso):

O caminho - simboliza a passagem da adolescência á idade adulta com o desafio de escolher um itinerário de descoberta e de ação;

A comunidade - dimensão que engloba a consciência de haver um mundo envolvente que avança simultaneamente com os seus sucessos e os seus problemas, do qual o caminheiro faz parte;

O serviço - uma marca forte deste caminho rumo ao "Homem Novo" com a descoberta da força interior trazida pela vivência das Bem-Aventuranças;

A partida, que exprime simbolicamente que o acto de caminhar, é em si mesmo mais importante do que o facto de chegar. No final do tempo no Clã, o caminheiro não chega ao fim da sua caminhada, mas "parte". Porque o fim de uma caminhada é sempre o início de outra. 


Simbologia

 

No método escutismo, recorre-se a linguagem simbólica que ilustra e representa de uma forma concreta os valores propostos.

Dentro da mística da IV secção surgem-nos os seguintes símbolos:

 

 

  Vara Bifurcada

Expressão das encruzilhadas da vida e da necessidade constante de tomar decisões para avançar;


 

 

 Mochila

Simboliza o desprendimento e a determinação de ir mais além, contendo apenas o essencial para a jornada que vai viver

 

Tenda

Sinal de mobilidade e prontidão para se pôr em marcha, mas também da necessidade de paragem temporária, para refletir e interiorizar os acontecimentos da jornada.

 

Pão

Transportado na mochila é o alimento do corpo, dado em partilha e comunhão.

 

 

Evangelho

Simboliza o alimento do Espírito, anúncio da Boa Nova de Cristo.

 

Fogo

É o fogo que ilumina e aquece o peregrino durante a sua caminhada é assim também o sinal da descida do Espírito Santo.

 

Actividades Caminheiros (2)

Detalhes

Destacamos aqui algumas das principais

atividades de Clã tem vindo a realizar:

 

    

 


 ANO 2013/2014

 

Dezembro 2013 – Sonhar Alto (127 Horas - Parte I) - Reguengo do Fetal

Sob o tema "Sonhar Alto" e tendo como inspiração o Filme "127 Horas" que irá servir de mote para este ano, o Clã foi até Reguengo do Fetal, dar a conhecer aos novos caminheiros, a mística, simbologia, PPV, "Homem Novo".

Tendo em vista a preparação da grande atividade do ano, tiveram ainda oportunidade ter um atelier de montagem de rappel e de realizar uma descida vertical em parede de rocha. 

Podes ver entretanto algumas da nossas fotos na Galeria.


ANO 2012/2013

Agosto 2013 – ACAREG (Batalha) - "Em Nome do Reino"

 

Reunidos com mais de 2000 escuteiros da região de Leiria, durante 5 dias, o clã viveu a derradeira batalha contra os Castilhanos. A grande Familia Albuquerque constituída pelos agrupamentos de Caxarias, Olival, Misericórdias, S. Simão de Litém e Memoria) foi uma verdadeira vencedora. Os Caminheiros de Caxarias tiveram a oportunidade de durante estes dias conviver intimamente, em clã, com os restantes caminheiros dos vários agrupamentos da Família.   

 

Julho 2013 – Castelo de Bode

 

Construir uma jangada e utiliza-la para chegar até uma ilha da barragem de Castelo de Bode, e ali pernoitar era o grande desafio para o clã.

Com mais ou menos dificuldades, o desafio foi superado ... proporcionando bons momentos de diversão, mas também de aprendizagem, coordenação e entreajuda. 

 

Março 2013 – Atividade de Serviço (Lar S. MIguel Caxarias)

Durante 2 tardes o clã realizou varias atividades lúdicas, proporcionando à comunidade idosa alguns momentos diferentes e divertidos, procurando estimular mobilidade e a auto estima. Para o Clã foi uma experiência pessoal muito enriquecedora.

 

Dezembro 2012 – Acantonamento Fig. Foz

Figueira da Foz foi o destino para o Clã viver mais uma aventura. Tendo como herói São Nuno de Santa Maria e a defesa do reino, o clã foi até a Figueira da Foz conhecer aliados (escuteiros marítimos) para as batalhas que se avizinham contra os castelhanos.

  


 ANO 2011/2012

Agosto 2012 – “In to the Wild” - 3 – Geres

Para a vivência da ultima Aventura de “in to the Wild”, o Clã não poderia escolher melhor local que o Gerês.

Um raid com de cerca de 50km pela Serra do Gerês permitiu conhecer recantos admiráveis desta fantástica serra.

Entreajuda e boa disposição foi uma constante desta atividade permitindo superar a dureza e o cansaço da caminhada.

A atividade de canyoning, foi a “cereja no topo do bolo” na qual os Caminheiros puderam desfrutar do rio utilizando as diversas técnicas canyoning para descer os 3 km de rio.

  

Abril 2012 – “In to the Wild” - 2 – Drave

O regresso a Drave há muito que estava a ser pensado. Este foi o destino escolhido para a segunda aventura do clã em “in to the Wild”. Natureza, serviço, partilha e caminheirimo, tudo isso se pode encontrar na BNIV.

A chuva nossa companheira, não nos impediu de realizar as nossas atividades.

 

Dezembro 2012 – “In to the Wild” - 1” – Sintra

Escolhido que foi o Filme “In to the Wild” para inspiração para este ano escutista, o Clã escolheu Sintra para a sua primeira incursão pela natureza. Raid pela a Serra de Sintra e a realização de uma atividade de rappel foram as principais atividades realizadas. Partilha, descoberta do caminheirismo, não podiam faltar  

 

 


ANO 2010/2011

Agosto 2011 – Fátima-Santiago-Lurdes e Pirenéus

Mais uma vez o clã empenhou-se numa grande aventura: unir os três maiores santuários da europa (Fátima, Santiago de Compostela e Lurdes).

Perceber o que os une e o que os separa e como é vivida a fé em cada um deles eram os principais objetivos.

No regresso a passagem pelos Pirenéus e a realização de atividades em montanha, foi um bom desafio ao grupo que escalou ao monte “Le Taillon” com uma altitude de 3144 mts, assim como visitar as cascatas mais altas da europa com 422 mts.

O convívio e a interajuda marcou os 6 dias desta atividade, com muitas horas passadas em viagem numa carrinha de 9 lugares completamente cheia.  

 

 

 

 

Fevereiro 2011 – Acantonamento BP – Cruz da Areia

Embora sendo uma atividade de curta duração, já que um dos dias seria ocupado com a participação na atividade Regional de comemoração do Dia de BP, ainda assim foi possível efetuar um autodiagnostico para a implementação do novo sistema de progresso.

 

Novembro 2010 – Acantonamento Lousã

 

Atividade reencontro e preparação da Caminha de Clã, definindo-se objetivos e acertando ideias para o novo Ano escutista

 

 


ANO 2009/2010

Junho 2010 – Jangadas no Nabão

Colocar á prova a alguma destreza física, foi o mote para esta atividade, durante a qual, os participantes percorreram cerca de 30Km em BTT, realizaram uma jangada para descerem 6 Km do Rio Nabão vindo a pernoitando na Senhora das Lapas.

 

Novembro 2009 – Acantonamento São Martinho do Porto

Atividade de avaliação e integração de novos elementos no clã e na mística da secção.

  


ANO 2008/2009

Setembro 2009 – Projeto “Sentir Guiné Bissau”

Esta foi sem dúvida a atividade mais ambiciosa, enriquecedora e trabalhosa, que o clã alguma vez realizou.

Tida como como exemplo e referência no CNE, muito haveria a dizer desta atividade.

Durante um ano, 12 caminheiros propuseram-se idealizar, organizar e concretizar uma atividade de Ajuda e Voluntariado para a Guiné Bissau. Tendo sido possível juntar bens e donativos no valor de cerca de 100 mil Euros, levar esses bens por contentor marítimo até Guine-Bissau e entrega-los “em mãos” às instituições locais com as quais estávamos a cooperar.

Durante 2 semanas, os 12 elementos do clã estiveram nas missões Franciscanas de Cumura e Cachungo (Guiné Bissau) a fazer voluntariado, reparando infraestruturas, dando formação, ajudando no tratamento de doentes, distribuição de mantimentos, etc. 

Esta atividade foi possível graças ao envolvimento do Agrupamento e toda a comunidade local

Desta atividade resultou um livro que se encontra disponível na área de donwload deste site

 

 

 

 

 

Videos:

       http://www.youtube.com/watch?v=nrpemYjivbE

      http://www.youtube.com/watch?v=H7U0gAHpTAs

Fotografias

  

 

 

 

 

 

Dezembro 2008 – Caminhos2008 (Castelo Branco)

5 Caminheiros do Nosso clã não puderam deixar de participar nesta edição do Caminhos que os levou numa aventura de partilha e descoberta até à Beira Interior.

 

Dezembro 2008 – Acantonamento Dornes

 

Atividade de integração de novos elementos no Clã e no caminheirismo. Descobrir a mística e a simbologia desta secção.

 

 


ANO 2007/2008

Setembro 2008 – Kandesteg – Suíça

Integrados numa atividade organizada pela III seção, o Clã também marcou presença numa extraordinária atividade que nos levou até ao Cento Escutista Internacional de Kandesteg.

 

Março 2008 – Drave

Depois a primeira passagem por Drave em 2006, ficou o desejo de todos de voltar e mostrar aos recém-chegados a BNIV. A emoção voltou aos nossos corações ao descobrir e redescobrir este local. Pena não estar um pouco mais calor para um mergulho numa das muitas cascatas.

 

Dezembro 2007 – Caminhos2007 (Marvão)

4 Caminheiros do Nosso clã marcaram presença nesta que é a atividade Regional por excelência dedicada aos caminheiros.

 

Novembro 2007 – Acampamento Figueira da Foz

 

Atividade de conhecimento pessoal de definição de objetivos para o Clã, surgindo aqui a ideia de conduzir a realização de uma das mais ambiciosas atividades de clã.



ANO 2004/2005

Dezembro 2004 - Acantonamento em Dornes

 

Sob o tema “ Á descoberta do Caminheirismo”, permitiu um aprofundamento do espirito e da mística do Caminheirismo.

 



ANO 2003/2004

 

Setembro 2004 – Peregrinação a Santiago de Compostela 

Esta foi sem dúvida a atividade de 2004, que marcou aqueles que tiveram e puderam participar... Foram cerca de 67 km a pé (saída de Pontevedra) que mostraram o que é ser peregrino e caminheiro. Os locais por onde passamos são deslumbrantes, os galegos verdadeiramente simpáticos. Um enriquecimento pessoal muito grande...

 

Dezembro 2003 – Acantonamento nos Castelos de Ourém

Esta atividade marca o inicio das actividades do Clã propriamente dito, com a participação dos caminheiros que se encontram integrados nas equipas de animação das várias seções.

Saíram fortalecidas as relações interpessoais dos elementos do Clã, bem como foi possível traçar objetivos e projetos para o Ano escutista.

   

Autenticação  

   

Estatísticas  

Visitas
7
Artigos
29
Visualizações
138008
   
© Agrupamento de Escuteiros de Caxarias